Blog Top

Acessem também http://www.michelimichelon.com.br/ e confira nosso cantinho especial!!!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Saia dessa Prisão!

Intestino preso, constipação intestinal ou prisão de ventre é queixa muito freqüente de muita gente, porém destes quem mais sofre são as mulheres. Cerca de 70% das queixas realizadas em consultório são feitas por elas...
Fato....eu morro de inveja do tanto de vezes que meu marido vai ao banheiro na semana...rs
Falar sobre este assunto não é nada glamuroso, mas pior ainda é não saber como lidar com este desconforto. Acho que Constipação intestinal não tem esse nome feio a toa: ele provoca desconforto na região do abdômen, faz a barriga inchar e, por causa das toxinas não eliminadas, rouba a vitalidade da pele. E não é brincadeira: Se não for levado a sério, o problema pode causar doenças graves, como hemorróidas e até câncer de cólon. Isso sem falar de um efeito colateral que pode azedar nosso dia-a-dia: o mau humor!
Explicando o fato deste problema ser bem mais comum entre as mulheres os especialistas dizem que a culpa é o nosso excesso de descrição, pois é, desde pequenas aprendemos certas costumes os quais incluem usar apenas o banheiro de nossa casa para tal eventualidade. Com o tempo o intestino se adapta à nossa teimosia e passa a esperar um acúmulo cada vez maior de bolo fecal, tornando-se cada vez mais preguiçoso.
A tenção nervosa, a ansiedade e o uso de certos medicamentos também podem agravar o caso. A vida moderna, os “Fast-Foods” e a falta de horários regulares contribuem para esta condição, e em períodos menstruais o quadro para as mulheres se agrava ainda mais.
Chega de falar do problema e vamos falar da solução...
Muitos acabam encontrando nos laxantes a única solução porém com o tempo o organismo se torna resistente e há necessidade de uma dosagem maior. Para romper este ciclo é necessário ir ao banheiro assim que tiver vontade. Pode parecer simples, mas nem sempre o intestino dá esse alarme. Faça o seguinte exercício: passe 15 minutos por dia, sempre naquele horário desejado, sentada no vaso, esperando que o intestino funcione. Procure se distrair, com uma revista, um livro, enfim, para dar tempo ao seu corpo. Se nos primeiros dias não funcionar, não desanime: reeducar seu organismo demora, mas vai valer a pena. (Confesso, eu sou adepta a praticar esse tipo de leitura....rs). É isso mesmo....é necessário paciência! Mas cuidado, os especialistas são categóricos em afirmar que jamais deve-se fazer força para provocar a evacuação, porque isso pode causar hemorróidas e até fissura anal.
É necessário que você reveja a sua dieta o que pode estar atrapalhando o seu ciclo. Ingerir muito líquido e fazer o consumo de fibras é fundamental.
Existem alimentos que estimulam o organismo a eliminar as toxinas como o mamão, ameixa seca, farelo de cereais, iogurtes ricos em lactobasilos vivos, entre outros. Detalhe, a alimentação muda muito de um organismo para o outro, o que para um pode provocar a diarréia p/ outros causam a constipação. Conheço pessoas que dizem não poder ingerir linhaça que ficam estufadas, e outras q comem jabuticabas sem nenhum problema. Conheça seu organismo.
Outra dica importante é a pratica de atividades físicas. Abdominais ajudam bastante assim como as massagens feitas em círculos sempre em sentido horário.
Já sofri e as vezes sofro com este problema, e o que me ajuda muito é café com leite ninho logo pela manhã. Outra coisa que não deixo mais de fazer é adicionar azeite em uma das minhas refeições  do dia. Tomo 1 Yakult  também todos os dias e faço consumo da linhaça triturada diariamente e em últimos casos, que é geralmente quando viajo, apelo para o composto 46 Almeida Prado q é menos agressivo q outros laxantes de efeito rápido.
Porém se você já tentou todas estas dicas e nada funcionou, procure um médico(Gastro) pois você pode apresentar a Síndrome do intestino irritado ou algum outro tipo de problema.
Fica a Dica.
B-Jão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário