Blog Top

Acessem também http://www.michelimichelon.com.br/ e confira nosso cantinho especial!!!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alegria para combater o câncer!

Depois do anúncio de que mais uma personalidade conhecida está com câncer é que decidi, vou falar um pouco do que sei e que muitas pessoas deveriam saber em relação a esta doença que é o mal do século.
Fazer uma lista de pessoas que conheço ou que já ouvi falar  que estão na luta contra este mal seria até difícil porque o número é grande e até mesmo assustador.
Convivo com esta doença a quase 7 anos, mas não, eu não tenho câncer, minha amada mãe sim. Foram 6 anos de tratamento contra um câncer de mama e no mês em que ela ganharia alta refazendo todos os exames necessários veio a notícia...ela agora está com um câncer secundário no ossos, ou metástase óssea como os médicos chamam. Bem o fato é que este tipo de câncer não tem cura, o seu tratamento é apenas paliativo, e acredito que de todos este possa ser o pior, pois quando o paciente descobre um tumor em estágio avançado ou de difícil tratamento é muitas vezes curta a distância entre o diagnóstico e a morte. Nós estamos a 11 meses buscando melhores condições de vida para minha mãe. A metástase óssea quando não visceral (O que é seu caso) pode levar o sofrimento do paciente a se arrastar por anos, passando por fases cada vez mais difíceis. A dor é generalizada, os ossos vão ficando fracos e em um certo estágio qualquer movimento mais brusco o paciente sofre fraturas, é neste estágio que minha mãe se encontra.
Mas voltando ao foco principal diante de toda campanha que se deu no mês de outubro, acho que a campanha ficou muito vaga.....detectar o tumor logo no início e tratá-lo o quanto antes facilita e aumenta as chances de cura. Mas você sabia que os estados emocionais de uma pessoa e o seu estilo de vida podem ser os grandes vilões desta doença?
Depois de acompanhar minha mãe em algumas consultas e sempre estar buscando informações a respeito é que me deparei com justificativas aplausíveis para o “acordar” de um câncer.
O Fato do nível de stress estar causando alardes entre os médicos e subindo nas estatísticas muito tem a ver com o aparecimento cada vez mais constante do câncer, mas não me refiro somente ao câncer de mama e sim a vários tipos de câncer, se bem que os índices e pesquisas comprovam que a fragilidade feminina diante dos problemas e o fato de sermos mais afetadas pelo stress que os homens é que a incidência de câncer de mama vem aumentando e libera o ranking destas doenças.
O que eu sei é que todos nós nascemos pré-dispostos a desenvolver um câncer e que o stress profundo, o esgotamento, e a ansiedade crônica, levam o indivíduo a um estado de apatia, desanimo e desinteresse em relação à vida. Isso gera descargas negativas ao organismo fazendo com que o mesmo libere em demasia hormônios como o cortisol e isso afeta o sistema imunológico do corpo e suas defesas materiais contra infecções e outras doenças. Podemos aí observar como se fosse um ciclo dentro de nosso organismo onde:
- O cortisol pode influenciar o organismo a liberar células com informação genética incorreta, danificada por substâncias nocivas, ambientais;
- informação defeituosa faz com que a célula não funcione normalmente;
- quando essa célula se reproduz temos um tumor composto de células imperfeitas.
Num organismo saudável o sistema imunológico reconhece as células anormais, destruindo-as, impedindo-as de se propagarem. Num sistema imunológico afetado pela depressão, pelo stress e pelo esgotamento, a defesa orgânica não é suficientemente forte para impedir que as células defeituosas proliferem.  O câncer não é um ataque externo, mas, na realidade, um colapso interno.
Se uma pessoa nestas condições ainda sofre fatores externos como o uso de cigarro, álcool, drogas, permaneça em um período prolongado em ambientes com alto nível de agrotóxicos a probabilidade de um câncer surgir é ainda maior.
Cientistas já divulgaram que além dos tratamentos convencionais os pacientes devem encarar o câncer com atitudes positivas, médicos sempre alertam familiares de que o paciente não deve sofrer aborrecimentos nem passar por crises nervosas.
Já li certa vez o depoimento de um médico que finalizou sua entrevista sobre a doença com a seguinte frase... “Só o tratamento não basta. É preciso ter bom humor e alegria. Bons pensamentos atraem boas emoções, ter uma atitude positiva pode ser decisivo para um tratamento”.
Salvo algumas exceções (Crianças ou mesmo bebês com leucemia, crianças que desenvolve tumores) eu diria que tudo isso tem sentido.
Então diante de tudo que vocês acabaram de ler fica a dica do Blog...
Viva a Vida....Celebre...procure disponibilizar de um tempinho no seu dia para fazer algo que lhe dê prazer, pratique uma atividade física, busque acalmar a mente e o coração, reze, esteja de bem com você mesmo e com os outros, procure não se PRÉ - ocupar, enfim.... Seja Feliz!!!
B-Jão!

Um comentário:

  1. Amei a matéria..... e so desejo força e fé para poder ajudar ainda mais tua mamis em todos os momentos!!!
    Te amo amiga - Aline Vian

    ResponderExcluir